Balança Comercial









Superávit - Déficit

superavit-deficitSuperávit

    O superávit é um termo latino, que significa que, no que diz respeito à balança comercial, durante um determinado período de tempo, as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Mostra que, ao final desse período de tempo, entrou mais dinheiro no país do que a quantia que saiu por meio das exportações.

    O superávit é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais do que está importante (comprando). Isso gera um lucro que é usado para investir no próprio sistema econômico.

    Existe ainda uma diferença entre dois tipos de superávits: nominal e o  primário. O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Essa receita não se configura apenas como dinheiro, mas também patrimônios de posse governamental e outros valores . Impostos, lucro de empresas governamentais são alguns dos principais meios de arrecadação do governo. Já alguns dos principais gastos são as obras públicas, salários e manutenções públicas. Sendo positivo o valor deste balanço, o lucros é usado para aplicar no pagamento das dívidas internas.

    Dívida interna é a dos estados com pessoas ou empresas nacionais. Essas dívidas, como todas as outras, geram juros e o ganho obtido num superàvit primário é usado para o pagamento deles. Essa ação de pagamento dos juros se faz necessário não penas para impedir o crescimento, a partir dos juros da dívida, mas também para mostrar ao credor, que o governo pode e vai pagar as suas contas.

    Caso o valor obtido no superávit seja mais que o suficiente para o pagamento dos juros, ele será empregado no valor total da dívida, quitando-a, assim, e diminuindo a dívida pública. Nesse caso, é chamado de superávit nominal. Ou seja, o superávit nominal é aquele que é usado para a quitação de dívidas públicas.

 
Déficit

    É uma palavra de origem latina, que representa um saldo negativo, um prejuízo ou um sistema em que se gasta mais do que se ganha. No âmbito da balança comercial, o déficit acontece quando o valor das importações é maior que o das exportações. Sendo assim o déficit é um resultado em quando o país acaba gastando mais do que produz, comprando mais do que vendendo.

    Nesse caso, o país acaba criando uma dívida que pode ocorrer por diversas razões. O déficit pode ser um resultado de gastos excessivos do país, por uma má administração dos recursos existentes no país. Mas também ocorrer de forma intencional.

    Criar um déficit parece, à primeira vista, uma estratégia sem sentido de um governo. Mas esse mecanismo é usado numa forma de criar um orçamento cíclico ou realimentado. O orçamento cíclico consiste em criar déficits nos tempos em que a economia não vai bem. Dessa forma, há um aquecimento na economia. Já nos tempos em que economia tiver numa condição melhor, cobram-se impostos maiores para o governo acumular dinheiro para si. Isso causa uma nova queda econômica; portanto, a economia vai variando de intensidade.  Essa técnica serve para poder manipular a economia de acordo com os interesses do país.

 





Balança Comercial
Conceito
Superávit - Déficit
Mercantilismo
PIB
Exportação e Importação
Fale Conosco
Mapa do Site